sexta-feira, 28 de maio de 2010

UMA CIDADE NÃO MUITO COMUM

Manhã de domingo, o céu límpido e um sol forte,vigoroso, derrama seus raios ouricolor sobre a cidadezinha conhecida por muitos como ateunapólis, no interior de Santa Catarina. Cidade essa,que segundo o último censo do IBGE , contém um percentual de 5% de ateus.As praças arborizadas é local predileto para debates sobre temas polêmicos.E as principais discussões giram em torno de duas linhas de pensamentos bastante antigas:Criação vesus Evolução.Nessa cidade a maioria da população é estudiosa e letrada. Bibliotecas é o que não falta, em cada esquina tem uma.Os bares também é local para debates inflamados. Nas igrejas os temas não são menos comuns. Uns acreditam em Darwin e se exaltam quando citam suas ideias;outros apesar de não professarem nenhuma religião,acreditam na Bíblia por ter explicações mais lógicas.Depois de ouvir as notícias advindas do exterior num radiozinho do falecido avô paterno e ler alguns jornais locais, Tobias se encontra com uma amiga na porta da biblioteca mais famosa da cidade,conhecida como”leitura é vida”,dada a quantidade de seu acervo:
- Mariana,você está sabendo que o Nature science publicou um artigo aonde afirma que 56% da população acredita em Deus e em Darwin?
-Ah,isso aí é a mesma coisa que misturar água com óleo, Tobias. Não dá em nada. Essas idéias sempre se chocam, é sempre essa discordância sem fim.Mas eu acredito é na Bíblia.
-Por que você acredita na bíblia? –Pergunta Tobias ávido por resposta lógicas.
-Por que eu acredito na bíblia? Mas que pergunta sem sentido.Por acaso existe explicação mais coerente para a criação da vida e da Terra,a não ser pela Bíblia? É claro que Deus criou tudo o que podemos ver e até as coisa que não podemos ver,as invisíveis. Se você observar a estrutura assombrosa da Terra e do Universo e raciocinar um pouco, Tobias ,vai perceber que nada disso poderia ter surgido do acaso.
- Mariana,isso é o jeitinho brasileiro.Acreditar somente no que a ciência diz como se ela fosse a dona da verdade.A ciência ,com seus discípulos, é uma verdadeira religião fundamentalista impondo suas ideais que não passam de meras teorias.O que ela fala tá falado. E isso já é o suficiente para o povo acreditar.




Que Deus abençoe a todos de maneira tremenda e poderosa!

Jocivaldo de Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário